Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Modalidades

Sporting Paralympics

Está aqui

O Sporting conta apenas com duas presenças de atletas em Jogos Paralímpicos mas aqui aplica-se bem o chavão de que foram poucos... mas bons!

Em 1992, nos Jogos de Barcelona, Susana Barroso conquistou a medalha de bronze nos 50 metros costas S3-4, apenas superada. pelas espanholas Arancha González e Paz Montserrat. A medalha teve outro valor ‘simbólico’: foi a primeira de Portugal na natação em Jogos Paralímpicos, na estreia na modalidade.

Susana Barroso já tinha deixado boas indicações no Campeonato da Europa de 1991, onde conseguiu também uma medalha de bronze. Depois, e já ao serviço do GesLoures, a atleta ganhou mais duas pratas e um bronze em Jogos Paralímpicos, enveredando depois pelo boccia (esteve em Londres nesta modalidades) e, a partir de 2014, pelo andebol em cadeira de rodas ao serviço do Clube ‘verde e branco’.

Já Carlos Manuel Lopes marcou presença nos Jogos de 2004, em Atenas, terminando a final dos 100 metros T11 no sétimo lugar, com o tempo de 11.92. O angolano José Armando Sayovo conquistou a medalha de ouro com o tempo de 11.41, à frente do francês Gautier Makunda (11.71) e do espanhol Luís Bullido (11.75).

Primo do campeão olímpico Carlos Lopes, Carlos Manuel Lopes já tinha conseguido quatro medalhas de ouro e uma de bronze em Jogos Paralímpicos (1992 e 1996), entre dezenas de títulos mundiais e europeus. No Clube, o atleta foi ainda distinguido por três vezes com o Prémio Stromp. Nuno Alpiarça, treinador e atleta-guia, também recebeu uma menção honrosa.