Nuno Mendes e Pedro Fraga são conhecidos como a ‘Dupla Olímpica’. Fazendo justiça à alcunha, já conhecem bem a sensação dos Jogos, tendo terminado no quinto lugar em Londres.
Os remadores portugueses começaram cedo na modalidade – Nuno aos 14 e Pedro aos 15 anos de idade –, na altura no Sport Clube do Porto, equipa onde se viriam a manter até 2012, ano em que reforçaram o Sporting.
Ainda antes de se tornarem atletas ‘verde e brancos’, os dois remadores já tinham vindo a destacar no panorama nacional e internacional. As medalhas de prata nos Campeonatos do Mundo Sub-23 em 2004 e 2005, o oitavo lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, a medalha de prata no Campeonato da Europa em 2010 e a medalha de bronze no Campeonato da Europa em 2011 foram apenas alguns desses feitos da dupla portuguesa antes da mudança para os ‘leões’.
A partir daí, Nuno Mendes e Pedro Fraga conseguiram ainda melhorar a oitava posição conquistada nos Jogos anteriores tendo alcançado um fantástico quinto lugar em Londres, nos Jogos Olímpicos de 2012. A dupla não se acomodou e, no mesmo ano, conquistou a medalha de prata no Campeonato da Europa de Varese, na Itália.
Agora, de novo a unir forças, a ‘Dupla Olímpica’ procurará remar no Rio de Janeiro e provar o porquê da alcunha lisonjeira que conquistaram.